Especial

Exposição explica a história do Japão através da moda

O impacto e as influências da moda japonesa, bem como o poder do design nipônico, capaz de assimilar e recriar as tendências do mundo através de uma sensibilidade peculiar, podem ser conferidas na exposição “Efeito Japão: Moda em 15 atos”, em cartaz na Japan House São Paulo.

Na mostra, a história do Japão é contada por meio de 15 trajes criados por estilistas japoneses mundialmente reconhecidos, produzidos desde a década de 1950, no pós-guerra, até os dias atuais. Quer mais notícia boa? Dá para conferir tudo gratuitamente.

Entre tantos designers famosos, é impossível ao visitante não ver ao menos um nome familiar durante a visita, tais como: Kansai Yamamoto, que assinou os looks de David Bowie, e Jun Takahashi, criador da grife Undercover. Além deles, podem ser vistas, também, criações assinadas por Hanae Mori; Masao Mizuno; Kenzo Takada, Isao Kaneko; Yoshiki Hishinuma; Issey Miyake; Junya Watanabe; Kunihiko Morinaga; Junichi Abe e Chitose Abe.

Das roupas expostas, a mais antiga é da década de 1950 e feita com uma espécie de combinação de tecidos de quimono. O traje remete ao período pós-guerra, em que o Japão estava remodelando esse tipo de vestimenta devido a influência exercida no oriente pelas roupas ocidentais.

Quem coordena a exposição é Douta Yamaguchi, estilista responsável pelas roupas usadas pela equipe da cerimônia de premiação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Toquio, em 2020.

Quer ir visitar também? Segue, abaixo, o serviço da exposição:

“Efeito Japão: Moda em 15 Atos”
Quando? Até o dia 1º de setembro de 2024, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h e aos finais de semana, das 10h às 19h.
Local: Japan House São Paulo – Av. Paulista, 52. Entrada franca.

Fotos: Alê Virgílio / Divulgação

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!