Tendência

Quiet Luxury: essa tendência vai dominar a moda?

Em um cenário global marcado por um período pós-pandemia e com uma guerra como a da Ucrânia e todos os reflexos desses fatos na economia mundial, usar a moda para ostentar e dar vazão às nossas extravagâncias no vestir tornou-se ainda mais demodè. Nesse contexto, uma nova tendência surgiu com força para se contrapor a isso. Trata-se do Quiet Luxury ou luxo silencioso (em uma tradução literal), que propõe o resgate do minimalismo que marcou os anos 90 e da busca pela simplicidade, mas sem abrir mão da qualidade.

DEFININDO

O termo, embora tenha se tornado recorrente quando se trata de novas tendências de moda e mesmo não estando acessível a todos os públicos, vem se popularizando cada vez mais, sobretudo entre aqueles que buscam não se destacar dos demais por causa dos excessos no vestuário, dando preferência à qualidade dos materiais e aos acabamentos impecáveis das roupas.

Tendência observada tanto na moda feminina, quanto na masculina, as criações do Quiet Luxury não prezam, por exemplo, pelo uso de logotipos das marcas e nem de estampas chamativas, a exemplo do observado em grifes como Versace, Dolce & Gabbana, Gucci e Louis Vuitton, conhecidas por ostentar em suas roupas símbolos chamativos, imagens e logos que tornam as peças facilmente identificáveis como sendo daquelas grifes.

Exemplos da tendência Quiet Luxury em looks masculinos e femininos. Reprodução.

A mudança nesse paradigma começou a ser percebida, segundo uma pesquisa do TagWalk, a partir da temporada de Outono/Inverno 2023, quando se percebeu uma queda de 54% no uso dos logos em comparação a 2022. Contudo, diferenças nos visuais dos looks já haviam sido notados bem antes nas criações de alta-costura, como já tratei aqui no blog.

O QUE DEFINE AS ROUPAS DO QUIET LUXURY?

A tendência inclui roupas desenvolvidas a partir de materiais nobres como a seda, o linho e o algodão puro. Em relação às cores elas são suaves e neutras, como os tons de branco, cinza, marrom e bege. Já os acessórios, têm como característica marcantes o fato de prezarem pela funcionalidade. Além disso, por serem muito bem cortadas e ajustadas ao corpo, as peças fogem dos exageros e dos excessos nas modelagens.

Apesar dessas características transmitirem a ideia de roupas acessíveis, as principais representantes do Quiet Luxury são marcas do seguimento de luxo, como Hermès, Max Mara e Bottega Veneta. Também vale citar a Prada e a Miu Miu que expressaram a tendência em suas coleções de Primavera/Verão 2023-2024.

Da esquerda para a direita, looks das coleções Primavera/Verão 2023-2024 da Hermès, Max Mara, Bottega Veneta e Miu Miu. Reprodução.

COMO SURGIU A TENDÊNCIA?

De acordo com alguns estudiosos, o Quiet Luxury, como já foi dito anteriormente, reflete os últimos anos fortemente marcados por uma pandemia que causou a morte de milhões de pessoas em todo o mundo, servindo também para nos fazer (re)pensar sobre os nossos hábitos de consumo, assunto abordado em um post aqui no blog acerca do futuro da moda no mundo pós-pandemia. Somando-se a isso, as guerras, a inflação alta e os altos custos de vida, tudo serviu para despertou nas pessoas a necessidade de cortar gastos e economizar, dando espaço a um cenário onde a ostentação diante de uma sociedade financeiramente fragilizada não faz sentido.

Por fim, o Quiet Luxury é um bom exemplo de como a moda, enquanto fato social, sempre esteve antenada e refletindo os momentos pelos quais a humanidade vive. Ela (a moda) busca constantemente se adequar aos cenários vividos, tais como as duas grandes guerras mundiais e a grande recessão de 2008, por exemplo. Assim, em relação aos momentos atuais não poderia ser diferente. Isso é algo que nos cabe perceber, ainda que muitos de nós gostem de dizer que não se deixam levar por tendências de moda.

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