Conheça um pouco sobre a marca Meninos Rei, um dos destaques do terceiro dia da semana de moda brasileira.
Dizer que moda é futilidade no mínimo é uma desinformação. Sempre antenada com os momentos atuais, ela (a moda) também pode ser um potente meio de expressarmos nossas visões de mundo e de nos posicionarmos, inclusive politicamente, acerca da conjuntura em que vivemos.
Exemplo recente disso veio da terceira noite de desfiles da São Paulo Fashion Week (SPFW), no último dia 2 de junho, e foi protagonizado pela grife baiana Meninos Rei. Ela levou à passarela uma coleção em homenagem ao continente africano e protestou contra o racismo e o genocídio do povo negro, inclusive com direito à uma alfinetada ao atual presidente da república, Jair Bolsonaro.
Na metade do desfile um modelo negro entrou na passarela vestindo um macacão cargo estampado, capacete e uma mochila semelhante às usadas pelos trabalhadores que fazem serviços de entregas. Em determinado momento ele tirou da mochila e exibiu um cartaz com a frase: “Chega! Fora Bolsonaro.” A plateia foi ao delírio.
Se em outros tempos a política foi assunto proibido nas passarelas. Pode-se dizer que com o desfile da Meninos Rei a questão foi o assunto central.
A GRIFE
A Meninos Rei foi criada em Salvador, Bahia, pelos irmãos Céu Rocha e Júnior Rocha. Com uma trajetória de seis anos no mundo da moda, o que começou em uma pequena produção, aos poucos se expandiu e alcançou notoriedade no mercado e entre os consumidores.
Atualmente a marca está bem consolidada e integra, desde o ano passado, o “line-up” da São Paulo Fashion Week, considerado um dos eventos de moda mais importantes da América Latina.
O trabalho da grife é essencialmente uma celebração à vida, à diversidade, à liberdade e ao respeito à ancestralidade das culturas negras. A base das suas criações são os tecidos africanos usados em roupas de modelagens bem conectadas ao contemporâneo e à modernidade afro-urbana.
Outro ponto da grife que vale destacar diz respeito aos “castings” que ela costuma levar às passarelas, sempre cheios de diversidade e em apresentações carregadas de emoção e autenticidade, a grife passa a mensagem de que a moda pode (e deve!) ser para todos e todas!