Oscar Niemeyer e a moda

Padrão

Nascido em 15 de dezembro de 1907, morreu nesta quarta-feira (05.12), dez dias antes de completar 105 anos, Oscar Niemeyer, o arquiteto mais influente na arquitetura moderna.

Mestre em desenhar curvas no concreto, Niemeyer introduziu sua arte nas grandes cidades a partir da década de 1930. Responsável pelo projeto da capital do país, Brasília, entre muitos e muitos outros de extrema importância no Brasil e no mundo, ele nos deixa um forte legado e inspira, além dos profissionais de arquitetura,  designers, estilistas e grifes de moda ao redor do mundo. Assim como a Bossa Nova e Carmen Miranda, ele foi um dos ícones prontos para quem precisava citar o Brasil em qualquer área de criação.

Falando em moda, suas influencias nessa área não são poucas! Suas obras inspiram coleções no Brasil e em outras capitais da moda, entre jovens talentos e velhos mestres. Algumas demonstrações disso? Vamos lá…

À esquerda, look da coleção verão 2012 da Calvin Klein. À direita, modelo da coleção de inverno 2007 da Forum. Note as curvas e as formas ousadas dos recortes. Pura inspiração nas obras de Niemeyer.

À esquerda, look da coleção verão 2012 da Calvin Klein. À direita, modelo da coleção de inverno 2007 da Forum. Note as curvas e as formas dos recortes. Pura inspiração no minimalismo ousado das obras de Niemeyer.

Em 2007, na coleção de outono-inverno, a Forum Tufi Duek apresentou uma coleção com recortes geométricos inspirada no próprio arquiteto, Oscar Niemeyer.

A Calvin Klein, sob o comando do brasileiro Francisco Costa, trouxe em sua coleção verão 2012 desfilada em Nova York o estilo sofisticado e o minimalismo ousado de Niemeyer.

Formas arrojadas e inovadoras na coleção de inverno 2010/2011 do brasileiro Pedro Lourenço que buscou nos traçados de Niemeyer a inspiração para o seu trabalho de criação.

Formas arrojadas e inovadoras na coleção de inverno 2010/2011 do brasileiro Pedro Lourenço que buscou nos traçados de Niemeyer a inspiração para o seu trabalho de criação.

Pedro Lourenço, que fez sua estréia em 2010, aos 19 anos, na Semana de Moda de Paris com uma coleção inspirada no consagrado arquiteto.

Christian Louboutin, um dos nomes mais influentes e importantes nomes do mundo da moda e do sapato, se inspirou em Oscar Niemeyer ao projetar sua flagship em Brasília.

Coleção da Converse inspirada em Oscar Niemeyer.

Coleção da Converse inspirada em Oscar Niemeyer.

Uma das últimas inspirações que os trabalhos de Niemeyer renderam na moda foi a homenagem da Converse em forma de linha especial de tênis, com cores, e detalhes, como as frases famosas do arquiteto nas estampas dos calçados.

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s