Anna Piaggi: “Ela é uma das possibilidades do que a moda pode ser”.

Padrão

Em um momento no qual o valor comercial pesa muito mais na balança da moda do que a criatividade, a perda de uma grande visionária é de se lamentar. É o que se pode falar sobre Anna Piaggi que morreu hoje aos 81 anos em seu apartamento em Milão.

Piaggi era conhecida por seus looks excêntricos, exuberantes, criativos e originais, que a acompanham desde jovem. Sua coleção de roupas é famosa, assim como famosas são as verdadeiras lendas que contam que Anna tinha um closet com quase três mil vestidos. Jamais foi vista repetindo uma roupa, o que lhe rendeu até uma exposição no Victoria and Albert Museum, em 2006, em Londres. Muito antes, em 1986, Karl Lagerfeld já havia publicado seu “Fashion Journal”, dedicado a 10 anos de Anna Piaggi e seus figurinos, em uma coleção de centenas de ilustrações e sketches.

Colunista da revista Vogue Italia, ela era responsável pela famosa “Página Dupla”, da publicação – ou “D.P. Doppie Pagine di Anna Piaggi”. Anna tinha na Vogue italiana seu canal fixo para exercer seus pensamentos e ideias com total liberdade de expressão. Não só seu estilo, mas também suas palavras, sempre causaram admiração e impacto na indústria da moda. Como consultora criativa da revista, emocionou, incomodou, enlouqueceu e embelezou o mundo fashion.

Entre seus fãs declarados, estão Karl Lagerfeld, Dolce & Gabbana, Anna Dello Russo, Manolo Blahnik, que a chama de “inacreditavelmente moderna”, Bill Cunningham a chamava de “a poeta das roupas”, além do chapeleiro britânico Stephen Jones que  declarou: “Ela é uma das possibilidades do que a moda pode ser”.

Na galeria abaixo alguns clics de Anna Piaggi e seus looks incrivelmente únicos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s