Moda Masculina: se não é possível mudar muito, o jeito é investir nos detalhes.

Padrão

Sempre que publico um post sobre moda masculina aqui no blog, recorro ao fato de que tal moda tem como características marcantes a pouca variação, além de ser mais comedida e pouco aberta a novidades. Para quem assiste a cada temporada novas coleções masculinas serem lançadas, deve ficar se perguntando de onde vem (ainda) a inspiração para as criações.

Sendo assim, como falar em renovação no guarda-roupas do homem? Como transformar em novo e atual aquele mesmo terno visto hoje nas passarelas e que já apareceu em temporadas passadas? E o que dizer também das bermudas, das calças e das camisas? Assim, se é verdade que, no geral, o público masculino nem de longe acompanha a moda como o feminino, não é possível afirmar que a moda feita para os homens é, necessariamente, algo mais fácil de ser criado se comparada à feminina.

As coleções de verão/2013 desfiladas este mês na última temporada masculina em Milão mostraram o que têm de melhor. Milão possui a semana masculina mais importante do mundo e a moda apresentada lá influencia o que vai ser criado para os homens ao redor do mundo. Mas, o que tiveram de melhor essas coleções? A resposta passa por um ponto chave: o primor dos detalhes. Sim, os detalhes!

Se os looks masculinos não permitem grandes variações e extravagâncias, é a partir dos detalhes que se pode obter toda a diferença. Vale a pena citar alguns exemplos a partir do que as passarelas de Milão apresentaram ao mundo.

Vamos começar falando sobre cores?

Gucci, verão 2012/13: as cores aparecem isoladas compondo os looks.

Salvatore Ferragamo, verão 2012/13: a tendência color blocking não é algo novo, inclusive para coleções masculinas, mas essa mistura de cores em uma mesma produção foi a proposta da marca para alegrar as produções.

É possível falar em uma verdadeira explosão de cores. Elas apareceram misturadas no mesmo look ou isoladas, mas o certo é que estiveram lá presentes em cartelas de cores vibrantes. Cores que alguns podem considerar como femininas e tons fluo apresentadas como propostas para serem usadas no dia a dia.

Eis uma das novidades presentes nos detalhes, como foi dito anteriormente aqui. Se a modelagem dos looks não varia consideravelmente, a questão cor representa um detalhe que alegra os nosso olhos e enche de vibração e energia uma produção masculina que poderia ser apenas mais uma entre tantas outras já vistas.

Looks brilhosos para os homens?

À esquerda dois looks de Ermenegildo Zegna e à direita, duas criações da Burberry Prorsum. As marcas investiram fortemente no brilho metálico para vestir os homens.

Certamente, quando os primeiros looks da Burberry Prorsum entraram na passarela, o clima deve ter sido de estranhamento. É isso mesmo? Roupas em tons metálicos e brilhosos para os homens?

As marcas que apostaram nessa ideia, ao propor tons metalizados parecem querer quebrar com uma outra característica também marcante da moda masculina: o fato de a mesma normalmente apresentar uma elegância contida e, por vezes, monótona. Assim, por que não criar looks brilhosos para vestir os homens?

Looks monocromáticos: nem só de roupas coloridas vive o homem!

Looks full white de Bottega Veneta (os dois primeiros), Gucci e Ermenegildo Zegna, (os outros dois respectivamente).

Aquela mania de usar preto no inverno e branco no verão vem, primeiro de tudo, do fato que a cor branca, por refletir mais a luz, absorve menos o calor. Em segundo lugar, vem também de uma inspiração que combina com países que têm estações do ano bem definidas. Nestes, quando chega o sol e o calor, as vitrines ficam todas cheias de roupas em tons claros.

Desta vez, no entanto, a proposta branco total, dos pés à cabeça, pareceu conversar um pouco mais com a questão da monocromia dos looks, talvez, essa foi a forma encontrada por algumas marcas para fazer frente às cores e, também, para agradar àqueles que ainda não conseguem se sentir tão à vontade diante de certas novidades e, para estes, certamente que o uso de roupas coloridas não é ainda uma ideia muito bem vinda.

Fotos: Reprodução

»

  1. Pingback: A estampa engraçadinha da Prada é tendência no verão europeu « :: The Fashion View ::

  2. Os adolescentes de hoje acham que fazem moda com suas roupas coloridas ao extremo, seus tênis Nike de cano alto, calças justas, vestidos de bolinha, listras etc. Se exercitarmos a memória vamos perceber que todos os penteados, roupas, sapatos, toda a moda de hoje, é uma cópia de algo que já existiu: os “nikes” do suburbio dos Estados Unidos, os vestidos do século XIX, as calças do tipo Beatles etc…

  3. Pingback: Ainda sobre a criatividade nos looks masculinos… « :: The Fashion View ::

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s