Tendência do momento: caveirismo

Padrão

Coleção inverno/2010-11 de Alexandre Herchcovitch na SPFW

Está super atual o uso de estampas de caveiras em roupas e acesórios e mesmo com todo o sucesso que essas imagens vêm fazendo, ainda é meio incerto apontar como elas se tornaram tão recorrentes na moda, havendo ainda muitas dúvidas sobre a maneira correta de usá-las, para que o visual não se torne muito pesado, afinal, as caveiras estão normalmente ligadas a ideias como morte, tristeza e outras nada agradáveis, convenhamos…

Passando para o universo da moda, ideías negativas são tudo o que não se busca ao recorrer às caveirinhas e o sucesso que elas vêm fazendo é tamanho que já existe até mesmo um nome que define a estampa e os demais acessórios com esse motivo, trata-se do “caveirismo“, verdadeira febre entre os mais estilosos.

Mas se anteriormente as caveiras apareciam sempre ligadas a punks e góticos, entre bandanas, lenços e t-shirts, na atualidade elas alcançaram o posto de item de desejo fashionista e o caveirismo traz graça e modernidade a camisetas, bolsas, jóias, bijuterias e tantos outros acessórios.

Aqui no Brasil a moda pegou mesmo graças ao estilista Alexandre Herchcovitch que adotou as caveiras como a principal estampa para a sua marca. Lembram do desfile masculino do estilista na edição de inverno 2010 da SPFW, onde as caveiras apareciam no make que os modelos usaram? Internacionalmente o designer britânico Alexander McQueen que há várias temporadas utiliza as caveiras como sua marca registrada, adornando fechos de bolsas, lenços, jóias e outras peças do vestuário, como nas imagens abaixo, foi um dos principais nomes da moda mundial responsáveis pelo boom que as caveiras alcançaram na moda mundial.

Algumas criações de Alexander McQueen, sempre com referências às icônicas caveiras, tão marcantes nos trabalhos do estilista.

Mas se para alguns a moda das caveiras agrada, para outros o visual pode parecer muito carregado (pelos motivos expostos anteriormente) e um tanto quanto mórbido ou forçando demais o estilo rocker. Se o problema for esse, vale a pena prestar atenção nas dicas de quem entende do assunto para não errar.

Segundo os consultores de moda e estilo, para garantir um look incrível e que não fique com aquela aparência pesada e desagradável, não existe nenhum segredo, basta fazer um equilíbrio entre as caveiras e tachas com peças mais lisas e básicas. Outro ponto que merece atenção, segundo os especialistas, é o de não usar o caveirismo com tudo muito preto e pesado, pois, além de ser desagradável para um dia de sol, por exemplo, a imagem também não fica nada cool. Assim, vale usar e abusar de combinações com preto e branco que farão grande sucesso nas passarelas das ruas. As imagens abaixo são ótimos exemplos disso:

Das passarelas para as ruas, a tendência do caveirismo logo foi devidamente assimilada por consumidoras ávidas em acompanhar as tendências da moda.

Caveirismo em Estampas

Impossível não falar das roupas estampadas com caveiras, cada vez mais ganahando versões que fogem do óbvio e do básico, alcançando o status de item fashion. Nesse quesito as t-shirts são as peças mais vistas e, por que não dizer, as mais desejadas por aqueles ávidos em aderir ao estilo do caveirismo. Nesses casos as estampas são variadas, agradando aos mais diferentes gostos.

  

Mas para quem pensa que só de t-shirts vive a moda do caveirismo, está enganado. É possível encontrar a tendência também nos mais variados acessórios, para fugir apenas das roupas.

Caveirismo em Acessórios

Os acessórios também ficam muito interessantes com o toque dado pelas caveiras. Seja em calçados, lenços, anéis ou em colares, o look fica  bem atual, só é preciso ter o cuidado de não usar vários itens juntos, pois aí sim o visual vai ficar carregado demais. Na hora de usar os acessórios, o legal é saber dosar e apostar nas caveiras em alguns detalhes apenas.

Abaixo, alguns exemplos:

Finalizando…  Como tudo, em se tratando de moda, o que deve prevalecer na hora de compor um look é o bom senso e o respeito ao estilo pessoal, assim, seja com caveiras ou não, o resultado será sempre um visual não apenas bonito de se ver, mas também de se usar. Fica a dica!

Fotos: Reprodução

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

»

  1. Pingback: DESEJO DO DIA: as bolsas com estampas de caveira de Alexandre Herchcovitch « :: The Fashion View ::

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s