Moda, arte e suas relações íntimas

Padrão

Eu já escrevi um post aqui no blog onde discorri brevemente sobre as relações íntimas que existem entre a moda e as artes plásticas. Essa relação já vem de longe e continuam a pontuar as coleções. Exemplificando esse relacionamento, as últimas coleções de verão internacionais desfiladas recentemente, são uma boa demonstração disso.

Estampas que parecem ter sido copiadas de pinturas famosas, chamam a atenção por sua beleza e seu impacto, tanto visual quanto emocional, semelhante ao que as obras de arte causam nas pessoas. A fonte de inspiração dos designers de moda é, na maioria das vezes, algo bem pessoal e pinturas e fotografias podem dar vida a cartelas de cores que variam do pastel ao chocante, como visto em coleções de Primavera/Verão 2012 da Semana de Moda de Londres, com ênfase nas criações da estilista Mary Katrantzou, que para mim é a que melhor exemplifica essa relação (fotos abaixo).

Além de Katrantzou, outros designers/grifes que merecem ser citados por conseguirem através de seus trabalhos exemplificar nitidamente a relação entre moda e artes plásticas, são a Balenciaga e Alexander McQueen.

No caso da Balenciaga, essa relação se mostrou bem evidente na coleção de verão/2008, na qual as estampas dos modelos floridos remetiam às pinturas impressionistas de mestres como Monet e Renoir.

Alexander McQueen, merece ser citado pelo uso que fez da arte, sobretudo das pinturas multidimensionais para compor a estamparia dos looks de sua inesquecível coleção Platos Atlantis, em outubro/2009, elevada à vanguarda da moda.

Vamos ver alguns exemplos disso nas imagens abaixo?

Vestido da coleção de verão/2008 da Balenciaga e a inspiração na pintura impressionista aqui representada pela tela Water-Lilies, de Monet.

Look da coleção de verão/2009 de Alexander McQueen e a arte multidimensional do pintor Rassouli e sua tela Silent Echos.

Imagens: Reprodução

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s