Franca Sozzani, sempre polemizando, diz: “eu odeio fashionistas”

Padrão

Franca Sozzani, a toda poderosa editora-chefe da Vogue Italia, é uma dessas personas do mundo fashion que já se tornou meio que um mito, assim como as não menos poderosas Anna Wintour (Vogue US) e Anna Dello Russo (Vogue Nippon).

Conhecida por suas colocações diretas e, por vezes polêmicas, Franca Sozzani nunca passa em brancas nuvens, seja quando, por exemplo, afirmou que a Dior deveria repensar a demissão de John Galliano e recontratá-lo, seja quando afirmou em entrevista que Silvio Berlusconi passa a impressão de que toda a Itália é um grande cassino.

Fora as suas palavras, as capas de sua Vogue italiana também expressam esse gosto que Franca parece ter em provocar, colocando sempre nas capas da revista algum tema que, para a moda, é polêmico. Assim ocorreu, por exemplo em uma edição de 2008, com quatro capas diferentes e somente com modelos negras, com a edição de junho deste ano que veio apenas com tops plus size e, mais atrás, com uma edição de julho de 2005 com a top Linda Evangelista, clicada por Steven Meisel, usando óculos escuros e a cabeça enfaixada, em uma edição da revista que trouxe à tona a discussão sobre as cirurugias plásticas e as “loucuras” feitas pelas mulheres em busca da beleza a qualquer custo.

Capa da edição de junho/2011 com as modelos plus size e a capa da revista de julho/2005 com a top Linda Evangelista e a polêmica em torno das cirurgias plásticas

Em recente entrevista ao jornalista Eric Wilson, do “The New York Times”, Franca mais uma vez colocou para fora sua “metralhadora” e teceu comentários sobre diversos assuntos. Em um mundo globalizado e onde cada vez mais prevalece a instantaneidade permitida através da internet, ela discorreu acerca do atual padrão de beleza das modelos, e disse que não está tentando provocar ao colocar modelos negras na capa de uma revista de moda, mas sim quebrando com o que, segundo ela, é sempre igual. Para Franca Sozzani, “Moda é experimentação; é sempre excêntrica. É quebrar regras“. Mais adiante ela revelou estar entediada em ver sempre os mesmos rostos nas publicações de moda. “Todos pareciam iguais. Ao fazer todas as garotas iguais – loiras, olhos azuis, pernas longas – ao final, todas as roupas parecem iguais“.

Na mesma entrevista, falando sobre a velocidade da propagação de tudo aquilo que se faz ou diz, Sozzani critica dizendo que “A internet é tão rápida. Às vezes eu digo que eu acho que elegância é muito entediante, ou que eu odeio fashionistas e os jornais pegam uma frase e dizem só aquilo. Não é que eu acordo e digo ‘Eu odeio fashionistas’, mas de fato eu odeio fashionistas”, encerra  polemizando mais uma vez a célebre editora da Vogue Italia.

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

»

  1. Pingback: Jornalistas de moda x Blogueiras de moda: tudo o que importa é somente aparecer? | :: The Fashion View ::

  2. Pingback: As editoras de moda são, de fato, as novas top models? « :: The Fashion View ::

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s