Milão FW, Prada womenswear S/S 2012

Padrão

Miuccia Prada parece ter levado à sua passarela feminina de verão 2012 a doçura como a tônica para essa coleção, mas apenas parece, pois é complicado falar em um único foco ou em exatamente na inspiração para as coleções da Prada. O clima de mistério criado, inclusive, pela trilha sonora densa, proporciona a atmosfera perfeita para fazer sonhar e deixar a tdos divagando sobre questões como: sexo/sensualidade, sofisticação/minimalismo, poder/sedução, e, enfim, tantas outras palavras-chave que permearam a minha e certamente as demais cabeças daqueles que viram esta coleção.

Miuccia sempre guarda um carta  a mais em suas mangas e nunca entrega assim facilmente aquilo que, de fato, ela pretende apresentar. Penetrar nos domínios dos seu subconsciente é tarefa árdua (impossível? Quem sabe!). Em seus desfiles sempre existem muitas camadas de subjetividade e é necessário um bom (e aprofundado) exercício de interpretação para tentar chegar próximo àquilo que a designer propõe. Mas vamos lá dar uma arriscada acerca das pretensões de Miuccia nesta coleção…

As barrigas de fora e os tops da primeira parte do desfile, a saia lápis kitsch, os acessórios como brincos, cintos e colares, tudo isso leva a crer que a Prada está apresentando “mulheres-objeto” para o verão 2012 (algo que me remeteu de imediato à coleção de verão 2009 da grife).

A coleção, de início, dá a nítida impressão de estar sendo direcionada para um clima mais sexy (too sexy), mas quando você está esperando que os looks fiquem ainda mais sumários, Miuccia dá uma reviravolta e nos presenteia com saisas amplas plissadas, jaquetas de tafetá e bordados, muitos bordados brilhosos e discretamente aplicados em detalhes.

Especulações e críticas à parte, uma coisa é certa, a Prada mais uma vez fez um daqueles desfiles que estão entre os mais esperados na semana de moda de Milão e, agradando ou não, sempre dá (e muito!) o que falar.

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

Uma resposta »

  1. Pingback: Prada, carros e um certo return aos anos 50! « :: The Fashion View ::

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s