Alexander McQueen: Savage Beauty

Padrão

Gótico, exótico, nacionalista ou primitivo, mas um eterno romântico: uma imponente retrospectiva dedicada a Alexander McQueen, estilista de talento e criatividade inquestionáveis e que morreu ano passado (reveja a homenagem feita para ele aqui no blog), será inaugurada nesta segunda-feira (02/05) no Metropolitan Museum of Art em Nova York. Intitulada “Alexander McQueen: Savage Beauty”  a exposição conta com cerca de 100 looks e 70 acessórios de McQueen, criados ao longo de seus 19 anos de carreira, desde suas criações da época da graduação pela Saint Martins College of Art and Design, em 1992, até suas últimas criações apresentadas em desfile após sua morte, em fevereiro de 2010.

Com sua fascinação pelo macabro, o grotesco e o sublime, Alexander McQueen era nada menos que um grande artista, e está no lugar certo: no museu“, declarou Andrew Bolton, curador da mostra. A exposição é dividida em seis ambientes: “A mente romântica”, “Gótico romântico e gabinete de curiosidades”, “Nacionalismo romântico”, “Exotismo romântico”, “Primitivismo romântico” e “Naturalismo romântico”.

McQueen, que morreu em 11 de fevereiro de 2010, aos 40 anos, 19 dedicados a uma carreira fenomenal, era adepto de desfiles extravagantes e os organizadores da mostra quiseram reforçar esse aspecto. Frases ditas pelo estilista, tais como “Tem que se conhecer as regras para transgredi-las, e para isso estou aqui, para romper com as regras dentro do respeito e da tradição“, decoram as paredes das várias salas onde estão expostos cerca de cem modelos e outros tantos acessórios, com uma decoração escura coberta de espelhos e forro cinza. A música ambiente lembra o vento soprando em um bosque, entremeado por suspiros eróticos de um casal. Um ventilador levanta uma saia de seda, os manequins estão cobertos por máscaras, plumas ou capacetes de esgrima. Todo esse clima remete a uma relação com a mente complexa e por vezes obscura de onde surgiam as criações maravilhosas de McQueen.

McQueen sentia atração pelo macabro, como mostra um paletó escrito “Jack o estripador espreita suas vítimas“, apresentado em 1992 no famoso colégio St. Martins, de Londres. “A morte faz parte da vida. É triste, melancólica e romântica também. Tudo tem um fim“, escreveu o estilista. Os acessórios exibidos também reforçam o enfoque macabro do designer. “Eu gosto dos acessórios principalmente por seu aspecto sadomasoquista“, está escrito em uma das paredes.

A exposição fica em cartaz até 31 de julho/2011 no museu Metropolitan, em Nova York e é sem dúvida imperdível para todos aqueles que, além de adimirarem o trabalho de McQueen, são também apaixonados por moda e por todas as significações que a mesma confere ao vestuário, aos acessórios e a maneira como as roupas são criadas, bem como sobre a forma como cada um de nós se apropria das mesmas para expressarmos nossa individualidade.

 

Fotos: Reprodução

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s