Au revoir Galliano!

Padrão

A Maison Christian Dior demitiu hoje o estilista John Galliano depois que um vídeo (abaixo) divulgado pelo jornal britânico “The Sun” gravado no final de 2010 mostrou o designer gritando frases antissemitas e declarando amor por Hitler em um bar de Paris.

Em comunicado oficial a Dior informou que: “Em razão do comportamento de caráter particularmente detestável de John Galliano no vídeo divulgado na segunda-feira, a maison Christian Dior decidiu por sua demissão imediata e iniciou o processo de desligamento”. O estilista já havia sido suspenso de suas atividades de diretor criativo na Maison na sexta-feira (25.02), após as acusações de racismo por insultos antissemitas que teria dirigido a um casal no café La Perle, bairro do Marrais, em Paris, o mesmo local onde foi gravado o vídeo publicado pelo “The Sun”. “Nós repudiamos em absoluto os comentários feitos por John Galliano, que são totalmente incoerentes com os valores da Christian Dior“, afirmou o presidente da marca Sidney Toledano em comunicado.

O talento de  John Galliano é inconstestável, ele trabalhava como diretor criativo da grife francesa desde 1996, quando entrou no lugar de Gianfranco Ferre. Resta saber como ficará a Maison com a sua saída, mas está confirmada a apresentação  da última coleção assinada por Galliano para a Dior na próxima  sexta-feira (o5.03), bem como da marca que leva o seu nome no domingo (07.03) durante a semana de moda de Paris.

A postura e o comportamento de Galliano são de se lamentar. Não importa se ele estava bêbado, como já se andou comentando por aí. O fato em si é inaceitável e a postura da Dior não poderia ter sido mesmo outra a não ser demitir um dos seus mais geniais estilistas que pecou terrivelmente dando uma demonstração absurda de pura irracionalidade!

De um instante para outro, desaparece o gênio e surge um ser tomado por pensamentos e atos preconceituosos e racistas. Além de ter o seu nome desligado de uma das mais importantes e tradicionais casas de moda na atualidade, talvez o maior castigo que Galliano está recebendo é se ver execrado por grande parte do público, decepcionado com o ocorrido. A lição deve servir a todos nós, independente de sermos pessoas famosas ou não: precisamos ter sempre cuidado com o que fazemos e com o que falamos por aí. Ninguém é superior aos outros  e nem dono da verdade!

 

Foto e vídeo: Reprodução

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

Uma resposta »

  1. Pingback: Reflexões sobre o inverno/2011 « :: The Fashion View ::

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s