A segunda coleção feminina de Tom Ford foi desfilada em Londres. Alguém viu?

Padrão

Em foto publicada pela Vogue US, Tom Ford e a top Stella Tennant usando look de sua primeira coleção feminina apresentada em NY

 

Ainda afeito aos mistérios, Tom Ford volta a fazer suspense quanto à apresentação de sua coleção de inverno/2011 em plena London Fashion Week. O episódio lembra o ocorrido quando o estilista realizou um desfile mega secreto em NY e que dias depois caiu na net em forma de vídeo apresentando as criações que marcaram seu retorno à moda feminina.

Assim como o desfile realizado em NY, em Londres o mesmo clima de mistério prevaleceu. Não houve a presença de fotógrafos, os convidados foram selecionadíssimos (em sua maioria representantes de publicações mensais de moda internacionais) e sem divulgação sobre local e data. O que se sabe agora é que o desfile aconteceu no dia 21.02 e as poucas pessoas que o viram se comprometeram por meio de contrato a não revelar nada sobre ele, seja através de fotografias, vídeos ou textos. Tudo isso porque, assim como no lançamento de sua coleção feminina em NY, Tom Ford não quer que suas criações caiam na internet e sejam copiadas.

Ainda que se respeite a iniciativa de Mr. Ford, é óbvio que ela desagradou em cheio a blogueiros e grande parte dos jornalistas de moda (já que uma minoria teve acesso à coleção do estilista durante sua apresentação em Londres). Para Lauren Sherman, editora do Fashionista.com, a decisão do estilista foi absurda e algo completamente sem sentido, segundo ela “moda é arte e arte está acima de críticas“. Contudo, nem tudo soou contra o mistério da coleção de Tom Ford. A editora da Vogue Italia, Franca Sozzani, (uma das seletíssimas convidadas para o desfile) se colocou a favor. “Precisamos admitir: assim que sua roupa aparece na internet eles vão te copiar, e copiar, e copiar”, disse ela em entrevista ao britânico Daily Mail.

Segredos e mistérios à parte, ao meu ver uma coisa é certíssima: toda essa polêmica em torno da atitude de Tom Ford em não divulgar abertamente suas criações, promovendo um anti fashion show, só consegue mesmo é ser revertida favoravelmente a ele próprio. Com todo o segredo que paira sobre essa coleção obviamente que a mesma deverá ser desejadíssima. Que nulher não gostaria de sair por aí ostentando um look exclusivo assinado por Tom Ford e, por cima de tudo, não visto por praticamente ninguém? Uma estratégia de marketing e tanto, isso sim, e não o pretenso pavor que o estilista teria em relação às cópias que suas roupas poderiam sofrer ao serem divulgadas pela mídia. Mr. Ford é muito esperto!

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

Uma resposta »

  1. Pingback: A segunda coleção feminina de Tom Ford foi desfilada em Londres … | Clicque Auto

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s