Fim do mistério: Emmanuelle Alt é a nova editora-chefe da Vogue Paris

Padrão

 

Depois de tanta espera e especulações das mais variadas sobre quem iria suceder Carine Roitfeld à frente da Vogue Paris após ela ter pedido demissão em dezembro passado, eis que o mistério foi resolvido: Emmanuelle Alt, editora de moda da Vogue francesa, é a nova editora-chefe da revista, conforme anunciado hoje no WWD.

Emmanuelle e Carine possuem praticamente o mesmo tempo de Vogue Paris, ou seja, 10 anos (Emmanuelle está lá desde 2000), dividindo com Carine Roitfeld as mesmas idéias de styling. As duas são vistas como verdadeiras deusas das semanas de moda européias, todos os estilistas fazem questão de tê-las em suas primeiras filas. Além de ser a responsável pela editoria de moda da revista, Alt presta consultoria e cuida do styling das grifes Balmain (uma de suas preferidas) e Isabel Marant. Segundo Cathy Horyn do New York Times, Emmanuelle representa um interessante contraponto com Carine, pois enquanto esta é a imagem da mulher sexy e materialista, aquela tem um estilo mais masculinizado e rocker. Mas se essa vivência profissional de anos resultou em excelentes trabalhos desenvolvidos pela Vogue francesa, boatos andaram alegando que nem tudo entre as duas era assim tão harmonioso.

O site fashionista.com, por exemplo, alega que “de acordo com fontes confiáveis, Roitifeld foi até Jonathan Newhouse (presidente da Condé Nast International), reclamando que alguma coisa precisava ser feita sobre a situação”. O site continua ainda informando que Newhouse teria ficado bastante chateado com as acusações que estavam pesando sobre Carine, pois a mesma teria emprestado para a Max Mara algumas peças da coleção pré-fall da Balenciaga. Diante de tal fato, o presidente teria dito à editora que a única coisa a ser feita era a sua demissão.

Esquentando ainda mais todo o burburinho em torno da saída de Carine, o site racked.com publicou uma matéria na qual as suas próprias fontes informam que “Alt é ainda menos letrada do que Roitfeld”, o que, segundo o site, tornaria Emmanuelle inadequada para assumir o posto de editora-chefe de uma publicação do peso da Vogue Paris.

Se tais fatos são verdadeiros ou não, somente o futuro da revista é que irá mostrar se Emmanuelle dará conta da tarefa. Tarefa que, diga-se de passagem, é árdua, requer competência, muito talento e uma boa dose de coragem para criar edições que em muitas das vezes nos maravilharam através da polêmica proposta por Carine em alguns dos editoriais e ensaios de moda publicados pela revista durante os anos em que ela esteve na função de editora-chefe. É aguardar para ver. De toda forma, sem considerar tais boatos e sim os anos de parceria e as mesmas propostas de styling compartilhadas por Emmanuelle e Carine, é de se esperar que as mudanças que venham a ocorrer não sejam assim tão grandes na publicação. Assim eu e todos aqueles que amam a Vogue Paris esperam!

Foto: Reprodução

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s