Balenciaga: Spanish Master

Padrão

“Balenciaga: Spanish Master” é o nome da exposição que acontecerá em novembro/10, em NY para homenagear a genialidade de Cristóbal Balenciaga (foto ao lado), um dos grandes nomes da moda do século XX. Cerca de 60 peças, entre elas roupas e acessórios, farão parte da mostra que também busca desenvolver uma análise acerca da influência espanhola nas criações de Cristóbal.

A história de Cristóbal Balenciaga é uma boa demonstração de que talento e criatividade são características inatas de cada ser humano. Filho de pai pescador e de mãe costureira, ele aprendeu desde cedo as primeiras técnicas de sua futura profissão. Aos 12 anos de idade começou a trabalhar como assistente de um alfaiate e ainda adolescente tornou-se aprendiz daquela que viria a ser sua musa e grande incentivadora: a marquesa Llanzol, da Casa Torres. Em reconhecimento ao seu talento e bom gosto estético, ela mandou o jovem Cristóbal para Madri a fim de que viesse a se tornar um profissional. Logo a família real e grande parte da aristocracia espanhola passaram a vestir suas criações. Por força do início da Guerra Civil Espanhola o designer teve que fechar as portas de suas lojas e tomar o rumo de Paris, onde veio inaugurar em 1937 a sua primeira maison.

A partir daí o sucesso da grife Balenciaga tornou-se reconhecido em toda Paris, perpetuando-se até os dias atuais como sinônimo de vanguarda. Falecido em 1972, aos 72 anos, Cristóbal deixou o seu legado de sucesso para a sua maison que atualmente tem em sua direção criativa o jovem e talentoso Nicolas Ghesquière.

Abaixo, algumas das criações de Cristóbal que deverão fazer parte da exposição:

 

 

  

Fotos: Reprodução

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

Uma resposta »

  1. Pingback: Tweets that mention Balenciaga: Spanish Master « :: The Fashion View :: -- Topsy.com

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s