SPFW verão 2011: a viagem intergalática de Glória Coelho segue em frente. Até quando?

Padrão

A inspiração no futuro, que vem marcando as últimas coleções da estilista Glória Coelho, continuou prevalecendo nas suas criações para o verão 2011. Desde que inciou a viagem intergalática de sua coleção de verão 2010, revisitada em seu inverno do mesmo ano, a “pegada” espacial e futurista que tem sido recorrente nas criações da estilista retorna agora sob a forma de “sistemas biológicos, matemáticos, físicos, mecânicos” e todo um conjunto de abstrações que fazem parte do universo um tanto quanto non sense existente na cabeça da designer.

Glória Coelho está para mim entre os nomes dos quais mais admiro dentro do universo da moda. Gosto muito de suas criações e é sempre muito bom assistir a um desfile seu, pois, entre outras coisas, ela consegue de fato desenvolver um desfile de moda, conceitual, com boas referências, grande apuro técnico e excelente gosto estético. Contudo, tem me desapontado ver a repetição que pode ser percebida em seu trabalho. Repetição essa que vem se sucedendo desde a apresentação da sua maravilhosa coleção de verão 2010. Em seu verão 2011, sob uma aparente inovação, as já famosas tiras de tecidos que aparecem construindo as roupas, estão novamente presentes, sobretudo nas calças. As transparências são outra marca do seu trabalho que já foram vistas anteriormente na parte de cima dos looks e que continuam sendo repetidas nesta última coleção.

Não questiono a beleza dos modelos criados por Glória (e penso que ninguém em sã consciência ousaria questionar), porém, moda e imagem estão intrinsecamente ligadas e é justamente esta que necessita, urgentemente, de uma nova aparência para que as próximas coleções da estilista não corram o risco de se tornarem enfadonhas.

 

Da esq. para a direita: As litras horizontais de tecidos que estruturam e compõem os vestidos das coleções de verão e inverno 2010 e de verão 2011.

 

Transparências e tons  de gelo nos looks das coleções de verão e inverno 2010 e de verão 2011 (da esq. para a direita)

 

Fotos: Reprodução

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

Uma resposta »

  1. Pingback: SPFW, inverno/2011: as formas e as cores de Glória Coelho « :: The Fashion View ::

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s