Moda e cinema: Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton

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A versão de Alice no País das Maravilhas, do diretor Tim Burton, ainda não estreiou no Brasil, e pelo que se pode notar este deve ser mais um daqueles filmes que deixarão sua marca não apenas como sucesso de bilheteria, mas também como um grande lançador de tendências na moda e, assim como fiz na época do lançamento de Sex And The City, aproveito para escrever um pouco acerca dos figurinos de Alice, além de toda a influência que o filme já está causando no mercado.

 

   

Os figurinos do filme têm a direção de Colleen Atwood, ganhadora do Oscar por duas produções, Memórias de Uma Gueixa e Chicago. Em Alice, as criações de Colleen foram concebidas como que para vestir personagens da vida real e destacam algumas peças bem típicas do século 19, tais como os corsets. É possível notar que o figurino da personagem Alice nos passa uma boa dose de romantismo, como se percebe nos babados, nas rendas e nos tons suaves (imagens acima). Por outro lado, a direção de arte de Robert Stromberg também contribui, e muito, para o sucesso e a beleza dos looks, valorizados pelas cores vivas resultantes da boa iluminação.

Mostrando que o filme promete lançar tendência, como foi dito acima, muitas marcas já se adiantaram no lançamento de criações inspiradas no universo de Alice no País das Maravilhas. Entre essas marcas, destacam-se a Swaroviski, a Melissa e a Uniqlo.

A Swarovski criou para a sua coleção de primavera-verão 2010 uma linha de jóias, como gargantilhas, pingentes e pulseiras que remetem a personagens do filme.

      

 

A Melissa lançou a coleção Melissa Royale + Alice no País das Maravilhas em cores e estampas diversas.

 

 

A Uniqlo, por sua vez,  criou babydolls, leggings, túnicas e bolsas com referências ao filme e seus personagens (fotos abaixo).

 

Alguns blogs, como o Moda, já se adiantaram e conseguiram encontrar nas semanas de outono-inverno 2010/2011 de Paris e Milão criações que se parecem com aquelas presentes no filme de Tim Burton, comprovando que no universo fashion fantasia e realidade estão, às vezes, mais próximos do que poderíamos imaginar.

 

Fotos: Reprodução

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

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