Nem aí para o aquecimento global, Lagerfeld faz nevar em Paris

Padrão

Este não é um post comentando a coleção de inverno 2010/11 da Chanel, desfilada ontem (09.03) em Paris. É um post sobre o desfile da Chanel, pois as coleções da grife e os seus desfiles em si, há muito se tornaram acontecimentos bem distintos e que merecem ser devidamente apreciados e comentados em separado. Como tradicionalmente acontece, os fashion shows da Chanel ocorrem no Grand Palais, um espaço tão grande quanto as exageradas (e por que não grandiosas) criatividade e extravagância de Karl Lagerfeld no que diz respeito à concepção dos cenários feitos para a apresentação de suas coleções. Para o desfile de inverno 2010/11 da grife, não foi diferente. Apesar do frio que está fazendo em Paris, não tem nevado, pelo menos para quem esteve de fora do show criado por Lagerfeld. Para aqueles que puderam estar no Grand Palais e assistir ao desfile houve neve e frio, é que a maison criou um ambiente no qual a temperatura máxima variou entre -4º e 0ºC com direito a gelo, neve e ice bergs de verdade, entre os quais um de aproximadamente 9 metros de altura no centro da passarela, todos derretendo em uma dramática alusão ao aquecimento global. Aliás, a passarela foi outro atrativo à parte: um espelho d´água de aproximadamente 1cm de profundidade sobre o qual as tops desfilaram. E para não dizer que deixei de falar das roupas da Chanel, prevaleceram as peles, peles falsas, ressalte-se, em cores que variaram do branco, passando pelo off white, preto, cinza e caramelo, usadas em jaquetas, casacos e calças, em criações que conseguiram aproximar a haute couture do ready-to-wear, como bem pontuou Sarah Mower do Style.com. E por falar em casacos, os modelos tradicionais em tweed também tiveram lugar garantido na calota polar de Lagerfeld. Por fim, nesse clima de show e de deslumbramento que só mesmo a Chanel tem conseguido criar (o vídeo postado abaixo revela através do próprio Karl Lagerfeld um pouco disso), às vezes as roupas ganham até um papel secundário dentro do evento. Não que as criações do kaiser estejam deixando de ser apreciadas, muito pelo contrário, mas, como falei no início, os seus desfiles e as suas criações alcançaram dentro do universo fashionista posições de destaque bem diferentes umas das outras. Enfim, isso é Chanel. Aqui é possível acontecer o improvável, como por exemplo você se deparar com uma geleira em plena Paris. A impressão que ficou é que só faltaram uma meia dúzia de ursos polares e alguns pinguíns para compor o cenário dentro do Grand Palais. Maravilha!

  

Fotos e vídeo: Reprodução

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

»

  1. Pingback: Paris FW, S/S 2012: Chanel « :: The Fashion View ::

  2. Pingback: Chanel, fall 2011/12 e a viagem ao fim do mundo « :: The Fashion View ::

  3. Pingback: Paris FW S/S 2011: a grandiosidade de sempre e a emoção renovada no desfile da Chanel « :: The Fashion View ::

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s