Alexander McQueen 1969 – 2010

Padrão

 

Rosas jogadas sobre a calçada em frente à loja de Alexander McQueen em Londres (foto acima). Uma homenagem simples, mais do que merecida, mas algo que muitos (como eu) não gostariam de ver ocorrendo em função da morte do genial estilista nesta quinta-feira (11.02), mas sim para homenageá-lo, em vida, por tudo aquilo que o seu trabalho e criatividade nos renderam.

Dono de um talento inquestionável no universo da moda, a sua partida tão precoce e tão inesperada deixa a todos aqueles que amam a moda e que, sobretudo, aprederam a amar o seu trabalho, em choque. McQueen foi um dos grandes nomes da moda contemporânea mundial, bem como da moda conceitual, vertente da qual aprendi a ser um admirador.

Como forma de prestar a minha homenagem a esse incrível artista, dedico este post, começando por fazer um breve retrospecto acerca da sua vida.

Lee Alexander McQueen

Ele nasceu em Londres e começou ainda bem jovem a desenhar roupas para as suas irmãs. Após uma estadia em Milão, onde desenvonveu trabalhos para Romeo Gigli, retornou a Londres onde foi estudar na academia St. Martins, famosa pela formação de muitos renomados estilistas. Pouco tempo depois, McQueen veio a ser o mais joven designer a receber o título de Estilista Britânico do ano, isso por 4 vezes consecutivas entre os anos de 1996 e 2003.

Ainda em 1996, ele foi indicado pelo presidente do grupo de luxo LVMH, Bernard Arnault, para suceder John Galliano como estilista na Givenchy antes de ter vindo a se associar à Gucci em 2000. No final de 2007 McQueen já possuia lojas em Londres, NY, Los Angeles e Las Vegas.

O seu talento não encontrava limites e veio a influenciar toda uma geração de estilistas. Mestre do fantástico, ele proporcionou ao público momentos únicos nas apresentações de suas coleções com desfiles surpreendentes e chocantes, nos quais mesclava desenho, tecnologia e futurismo. Particularmente, cito três momentos que me marcaram bastante entre as suas criações, permanecendo na galeria de momentos inesquecíveis da moda e como os mais icônicos para o universo da imagem e do desing: O desfile de primavera-verão de 1999 (vídeo abaixo), o de inverno 2009 e o de verão 2009-2010. Subversão, crítica social (e ambiental), modernidade, rompimento com paradigmas tradicionais da moda, enfim, criação. Tudo isso esteve presente naquelas coleções.

Os momentos de sonhos aos quais McQueen conseguia nos remeter com a apresentação de suas coleções deixarão saudades…

 

Paris, 1999, desfile de primavera-verão. De forma impactante, McQueen surpreende a platéia ao colocar na passarela dois robôs que “picharam” o vestido branco de uma modelo:

 

Na apresentação de sua coleção de outono-inverno 2009 em Paris, o genial designer mais uma vez consegue realizar um dos seus mais espetaculares shows: modelos desfilando roupas em uma passarela que apresentava em sua concepção materiais retirados da sucata, chamam a atenção para a questões ambientais como o lixo.

 

Paris FW, primavera-verão 2009-2010. Desfile da coleção Plato´s Atlantis, uma das mais extraordinárias e que, certamente, marcaram a genialidade de Alexander McQueen como um dos grandes nomes da moda contemporânea.

 

Vídeo e Fotos: Reprodução

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

Uma resposta »

  1. Pingback: Alexander McQueen: Savage Beauty « :: The Fashion View ::

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s