Fashion Rio e as correlações com as passarelas internacionais

Padrão

O Fashion Rio deu ontem o start para a temporada de moda brasileira de inverno 2010 e começou bem, diga-se passagem. Observando alguns looks desfilados, os mesmos me deixaram com uma séria e forte sensação de “eu já vi isso antes”. Me refiro às coleções de Melk Z-Da, Auslander e de Giulia Borges. Algumas tendências e correlações com as passarelas internacionais foi possível estabelecer após ver as coleções dessas marcas, tais como:

Melk Z-Da

Já é conhecido o gosto de Melk Z-Da por criar looks que se aproximam bastante do conceitual através do seu bem interessante trabalho artesanal e por sua pesquisa por novos materiais. Suas criações para o inverno 2010 vieram cheias de volumes e dobras, com formas estruturadas, rígidas, quase uma espécie de armadura. Foi exatamente aí que me veio a comparação com as criações de dois designers que estão entre os meus favoritos: Gareth Pugh e Alexander McQueen.

Em sua coleção de outono-inverno 2009, Gareth levou à passarela looks armados, cheios de volumes e dobras, feitos com couro e até com pelos. E não é que Melk Z-Da no seu inverno 2010 apresentou criações que lembram bastante as de Gareth, no que diz respeto às formas? Já os volumes (e também as formas) dos vestidos de Melk, por sua vez, remetem àqueles que McQueen levou a sua incrível passarela de primavera-verão 2010. As imagens mostram um pouco disso:

 

Melk Z-Da (outono-invero 2010) e Gareth Pugh (outono-inverno 2009)

 

 

Melk Z-Da (outono-invero 2010) e Alexander McQueen (primavera-verão 2010)

 

Auslander

A Auslander veio com uma coleção dark e de forte pegada underground. Cabelos com moicanos, uso de metal, pregos, rostos com makeup branco, visual punk e detalhes que imitavam pelos. Mais uma vez a comparação com o trabalho de Gareth Pugh não poderia deixar de ocorrer, aliás, aqui a semelhança entre as duas criações é enorme. Olhando a malha do look masculino da Auslander, por exemplo, e uma outra beeem parecida que Gareth mostrou em sua passarela de verão 2010 não deixa dúvidas: o trabalho do estilista inglês é sempre uma grande fonte de inspiração. O detalhe que imita pelos nos nos ombros de um dos looks da Aulander remete também fortemente ao trabalho de Gareth. Abaixo estão as imagens demonstrando isso:

 

Auslander (outono-inverno 2010) e Gareth Pugh (primavera-verão 2010)

 

 

Auslander (outono-invero 2010) e Gareth Pugh (outono-inverno 2009)

 

Giulia Borges

E quanto à coleção de Giulia Borges e sua inspiração na figura de boneca, com muitos looks em preto e branco, com amarrações de fitas, peças ao contrário e com aspecto de que ainda estão em construção. Tudo bem interessante. E os looks em xadrez preto e branco??? Lembra bastante Alexander McQueen, novamente ele, mas desta vez quanto a sua coleção fall-winter 2009, certo?

 

Giulia Borges (outono-inverno 2010) e Alexander McQueen (outono-inverno 2009)

 

Fotos: Reprodução

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s