Sinal dos tempos ou pura estratégia de marketing?

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 O assunto é sempre certeza de gerar polêmica, mas desde que a Glamour colocou em suas páginas modelos gordinhas alcançando grande sucesso junto aos seus leitores ao criticar a “ditadura da magreza” destacando a importância de gostar do próprio corpo como ele é, o mercado editorial deu sinais de estar prestando mais atenção às mulheres cheinhas, digamos assim. A mais recente demonstração disso vem de uma revista considerada como uma espécie de “Bíblia fashion”, a V Magazine, reconhecida dentro das publicações de moda por suas fotos super fashionistas e que irá dedicar sua edição de janeiro 2010 às tops GG.

Em uma realidade onde a magreza é valorizada, muitas vezes de forma extremada, como um padrão de beleza perseguido por muitas modelos e por grande parte do público feminino influenciado pelas campanhas de moda que cultuam os corpos magérrimos, parece que novos tempos estão despontando no mundo da moda. Eu não diria que a tal “ditadura da magreza” esteja com os dias contados. Não é isso. Mas ao se ver modelos cujos corpos não correspondem ao padrão de beleza vigente sendo fotografadas para ensaios de moda e, sobretudo, em revistas de peso como a V, sem dúvida é um sinal de que alguma coisa está mudando.

 

Grande, pequeno, minúsculo ou plus size, todo corpo é lindo. E essa edição vai provar isso”, disse o editor da V Magazine, Stephen Gan, ao New York Times, reforçando a questão na edição de janeiro/2010 da revista, com matéria dedicada a elas, o que abre um considerável precedente a uma visão mais democrática da beleza e, por consequência, da própria moda, através de imagens de mulheres que estão mais próximas do real e que vêm conseguindo cada vez mais espaço em editoriais e campanhas de moda. Como exemplos vale citar a top plus size brasilera Fluvia Lacerda, que estrelou um comercial para uma marca americana de roupas especializadas no tamanho GG e também a edição de dezembro 2008 da Elle Italia e uma edição da Harper´s Bazaar Russa (fotos acima) que trouxeram em suas capas e recheios a modelo Crystal Renn, uma das tops que estarão nas páginas de janeiro do próximo ano da V Magazine em imagens assinadas por fotógrafos já habitués da revista, tais como Terry Richardson, Bruce Weber, Karl Lagerfeld, entre outros.

Que não deve haver somente um padrão de beleza dominante, não há dúvida, mas fica a questão: será que além da V, as demais conceituadas revistas de moda irão dar continuidade à valorização de idéias e valores estéticos diferentes do atual em seus editoriais, rompendo com um paradigma ou tudo não passa de uma estratégia de marketing? É uma questão que só o tempo (e o mercado de moda) dirá!

Imagens: Reprodução

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

Uma resposta »

  1. Pingback: O plus size nas passarelas de Milão « :: The Fashion View ::

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