GAME OVER: Com o final da temporada fashion internacional, ficam as tendências para o verão 2010

Padrão

Ao final da NY Fashion Week foi possível logo verificar o que os estilistas de lá pensaram para a próxima estação. Agora, com o final de toda a temporada de desfiles de primavera-verão 2010 do planeta fashion, é o momento de analisar com mais calma a profusão de idéias e de informações mostradas e tentar tirar de tudo isso as principais tendências que devem render. Cores, materiais, comprimentos, texturas, calçados, tudo deve ser olhado com atenção pois certamente vai sair daí aquilo que veremos nas vitrines e nos guarda-roupas para a próxima estação. Então, com base no que foi visto, aí vão algumas idéias que prometem ser tendência:

No que diz respeito às CORES, deu para perceber que o nude não reinou absoluto. Ele apareceu sim, mas misturado a outros tons que fazem parte da cartela de cores pastel, tais como o pêssego, o bege, o branco gelo e outras. Grifes como a ChanelViktor & Rolf, deram ótimas demonstrações dessa mistura. Os looks em full white também se destacaram e a coleção da Givenchy exemplifica bem isso. Há também  o branco misturado ao preto formando uma dupla super clássica e que pode sempre ser usada sem medo. Seja em blusas ou em ternos essa mistura vai muito bem obrigado. A Balenciaga deu algumas boas demonstrações dessa tendência, mas a Givenchy serve de referência, mais uma vez, como uma grife que soube aproveitar bem essa idéia.

00070m00110m00070m

O nude misturado a outros tons pastéis nas coleções da Chanel e Viktor & Rolf e o mix branco e preto da Givenchy

 

Quanto às FORMASTEXTURAS se viu bastante as transparências, as faixas e os babados, ora mostrando, ora escondendo o corpo feminino em um interessante e sensual jogo de sedução. (Stella Mc Cartney, Miu Miu, Lanvin, Dolce & Gabanna e Fendi deram bons exemplos disso).

Talvez para fazer uma espécie de contraponto ao fugere urben de marcas como a Chanel, as formas estruturadas foram valorizadas, mas com uma pegada mais urbana, como se viu nas coleções de Alexander McQueen e da Balmain que foram mestres nisso em suas coleções (principlamente o primeiro) . Interessante também foi perceber que aquele colarinho apertado, fechando bem todo o pescoço, semelhante ao que se viu na coleção rendada de inverno 2008 da Prada, foi visto novamente e o desfile de Karl Lagerfeld é bem representativo nesse aspecto.

00410m00310m00280m

Jogo de sedução de mostra e esconde nas coleções da Fendi, Miu Miu e Dolce&Gabanna
 

00040m358497-1_n00300m

Formas estruturadas nas coleções de Alexander McQueen e Balmain e a valorização do colarinho alto e bem fechado no desfile de Karl Lagerfeld
 

Sobre os pés, ou melhor, os CALÇADOS, a impressão que ficou é que enquanto as coleções desfiladas em Milão mostraram a mulher caminhando em saltos altíssimos, em Paris prevaleceu a valorização do conforto. Assim, foram vistos muitos tamancos nas passarelas francesas, estando a Chanel e a Louis Vuitton entre as grifes que mais exploraram essa idéia, com a qual eu particularmente falando não simpatizo.

E o que podemos considerar como PEÇAS-CHAVE em meio às coleções? Algumas coisas mostraram que devem permanecer na próxima estação, tais como os macacões da coleção de Jean Paul Gaultier, por exemplo, as calças cenoura de Viktor & Rolf, o trench-coat (seja ele comprido ou curto), tais como os da Burberry, os vestidos curtinhos como os da Versace e o brilho de tecidos como aqueles da coleção da Prada. Voltando a falar sobre as calças é interessante notar que a skinny, que a cada temporada tem o seu fim decretado, mostra que por hora essa “profecia fashion” ainda não se concretiza. O modelo skinny esteve bem presente em algumas coleções desfiladas em Paris, como as da Balmain e da Balenciaga.

00020m00120m00010m

O macacão de Jean Paul Gaultier, a calça cenoura de Viktor & Rolf e o trench-coat curtinho na coleção da Burberry
 
bl1bl20358511-1_n
A calça modelo skinny continua como tendência e foi vista nas passarelas da Balenciaga (as duas imagens à esquerda) e Balmain (à direita)
 

Por fim, não sei se dá para considerar como uma peça-chave, mas a verdade é que os looks em jeans também marcaram presença. E por mais que em Paris esse tecido não seja o preferido sob a ótica de top editoras como Carine Roitfileld, que inclusive já chegou a declarar isso abertamente, (muito embora para ela a coisa mude de figura se o tecido for a matéria-prima de uma saia-lápis). Stella McCartney, Dolce & Gabanna e Jean Paul Gaultier estiveram entre os estilistas que não deixaram esse material de fora das suas passarelas.

00160m00010m00010m

O jeans na saia Stella McCartney, na versão detonada de Dolce & Gabanna e na versão mais escura nas criações de Jean Paul Gaultier

 

Bom, as idéias e tendências (pelo menos algumas delas) estão aí. Resta aguardar e ver aquilo que de fato vai ser sucesso.

 

Fotos: Reprodução Style.com

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

»

  1. Amei.
    Não tiha parado pra ver nada.
    sem tempo.
    =/
    Só vi a da Chanel e LV.
    Gosto.
    Mc queen fecha sempre.
    1abraço
    Of the Moda

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s