Paris Fashion Week S/S 2010: Balenciaga e Balmain

Padrão

No segundo dia de Paris Fashion Week foram apresentadas as coleções de duas grifes bastante festejadas e sempre esperadas: a Balmain, de Christophe Decarnin e a Balenciaga, de Nicolas Ghesquière.

Começando o dia de desfiles em Paris, Nicolas Ghesquière, para o verão 2010 da Balenciaga, pensou em propostas diferentes dos drapeados que encheram a passarela da grife no inverno 2009 e que influenciaram muitas outras marcas na temporada atual. O olhar de Ghesquière desta vez parece estar centrado a uma proposta que busca valorizar o orgânico. A silhueta dos looks da grife permanece inalterada. Calças skinny super apertadas, cabelo repartido ao meio e os coletes, tão caros à Balenciaga. Mas onde estariam as diferenças observadas nesta coleção? Basta observar para ver que elas se encontram nos detalhes da construção das roupas. Looks feitos à mão mostraram a capacidade reinventiva de Ghesquière ao conceber uma espécie de patchwork em um vestido feito com materiais como o couro, a seda e o cetim. As novidades desta coleção também estão nos looks envelopados de alguns vestidos e saias, bem como os calçados usados pelas modelos, a febre do momento: bota sandália feita de couro e lã com amarrações de fios metálicos.

Abaixo, um pouco do que se viu na passarela da Balenciaga:

bl1 bl12 bl10 bl4 bl22 bl20

A Balmain que se consagrou com os looks militares de suas jaquetas e os seus jeans manchados, contiua levando adiante esta proposta para o verão 2010, contudo os ares militaristas de outrora não são mais os mesmos nas mulheres da grife. Isso pode ser explicado pelos looks desfilados hoje: tudo very sexy (igual a antes), comprimentos diminuídos, roupas coladas e decotes, muitos decotes. Os ombros evidentes também continuam fortes (como antes). Mais uma vez vale perguntar onde estaria então o diferencial desta coleção? Está nos esfarrapados, nos rasgados, nas camisetas regatas com mega decotes cavados até a altura do umbigo e vestidos que insistem em deixar o corpo da mulher à mostra. Outra permanência nos looks da Balmain na coleção atual são os metalizados (fortalecendo o very sexy dos looks da marca), presentes não apenas no prateado mas também no dourado que foi visto em algumas saias e vestidos.

Um pouco de todas essas idéias que a grife desfilou hoje estão nas imagens abaixo:

358521-1_n 358491-1_n 358535-1_n 358517-1_n 358511-1_n 358561-1_n

 

Fotos: Reprodução

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

Uma resposta »

  1. Pingback: Paris FW fall-winter 2010/2011: Balenciaga « :: The Fashion View ::

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s