Milan FW e a jovial praia de Miuccia Prada

Padrão

O segundo dia da semana de moda de Milão reservou ontem um dos mais aguardados momentos: o desfile da coleção de verão 2010 da Prada. Em um cenário de praia projetada em telões, Miuccia saiu do mangue das longas botas estilo pescador onde as suas tops desfilaram com cabelos desgrenhados e vestidas em tons escuros que marcaram o inverno austero e sombrio da grife italiana.

O verão 2010 da Prada é iluminado, sensual, super leve e jovem, com as modelos desfilando com cabelos presos por “marias chiquinhas” e usando baton carmim. A cartela de cores incluiu muitos tons de cinzas e brancos. A mesma praia projetada nos telões do cenário estampa os casacos e as saias. Quanto aos acessórios, as tops usaram sandálias transparentes e shorts curtíssimos. Como características desta coleção ficam os detalhes observados nas proporções, nos recortes dos modelos, os cristais ornamentando os calçados e os vestidos do final do desfile (transformados em espécies de “saídas de praia”), as bolsas translúcidas, bem como o acrílico e o plástico nos sapatos fechados com velcro.

Pode-se até falar em erotismo com relação à esta coleção, mas se comparada ao desfile de verão 2009 da grife, o tal erotismo transparece de forma meio que irônica (talvez com um certo cinismo), bem ao gosto de Miuccia. Não se pode deixar de comentar também que as roupas se mostraram mais acessíveis à compreensão dos críticos e jornalistas de moda, como bem observou Sarah Mower, do Style.com.

Por fim, para concluir a apresentação, vale citar aquilo que a própria Miuccia falou em entrevista concedida a Suzy Menkes, do IHT: “Praia e antiguidade high and low é tudo a mesma coisa. É pra ser um olhar irônico, um pouco nostálgico, para uma pegada contemporânea sobre a antiguidade para aqueles que não entendem a beleza do passado.”

Abaixo, um pouco do verão 2010 da Prada:

00010m 00020m 00030m

Shorts curtinhos, bermudas estilo ciclista tudo em alfaitaria e em tons de cinza e preto…

00160m 00180m 00200m

… precederam os tons de azul, rosa e amarelo dos casacos, saias e outros shorts com estampas de praia.

00320m 00330m 00340m

Pingentes de cristais adornaram os vestidos do final do desfile…

003200m 00640m 01130m

… e também foram vistos em algumas sandálias, todas em material acrílico transparente e fechadas por velcro.

00410m 00420m 00530m

E por falar em transparências, elas também estavam nas bolsas translúcidas com cara de “vamos à praia?”

 

Fotos: Style.com

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

»

  1. Pingback: Milão Fashion Week, S/S 2011: Prada « :: The Fashion View ::

  2. Ah, concordo! Tudo que eu não imaginaria usar. Transparência em bolsa e sandália é insuportável pra mim… ainda imagino as marcas brasileiras e não me agrada em nada. Talvez seja um trauma. Hahaha

    Mas eu gostei muito dos tons de azul e rosa combinados com o amarelo e utilizados em saias e casacos, tudo muito elegante… bem ao estilo Miuccia. Ela não perde a chance de revolucionar e fazer com que fashionistas queiram usar o que antes julgavam odioso. É saber fazer a moda mesmo.
    Palmas!

  3. É Andrea… Vindo de dona Miuccia Prada, acho que vale a pena repensarmos nossas opiniões sobre aquilo que jamais seríamos capazes de usar.

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s