“Fashion & Politics”: as relações entre moda e poder

Padrão

imagem7

 

O Museu de Tecnologia da Moda (FIT – silgla em inglês) está com a exposição “Fashion & Politics” que ocorre até o dia 7 de novembro deste ano em NY. A exposição faz uma interessante correlação entre a moda (através das roupas) e o poder.

Fazendo uma retrospectiva acerca dos últimos 200 anos de história, a exposição busca mostrar o quanto a moda é influenciada pela política, além de ser ela mesma (a moda) um poderoso meio de difusão de idéias políticas, tais como igualdade de direitos, causas sociais, ambientais, feminismo etc.

Assim, entre as peças em exposição, estão uma bolsa francesa do século 19 feita em tecido e que trás bordado o slogan “Guerre de Sucre” (“Guerra de Açúcar”), uma referência à disputa que ocorria àquela época pela supremacia sobre o tráfico do açúcar.

O auge da propaganda política no século 20 através da moda se deu durante os anos 60, sendo representado por uma criação de Oscar de La Renta em apoio ao presidente Kennedy. Ainda com relação àquele período há os minivestidos de estamparia pop feitos em papel que foram muito usados tanto pelas eleitoras em apoio a Nixon, quanto por aquelas que apoiavam o seu opositor, Hubert Humphrey.

Com relação aos tempos atuais, há uma seção da exposição inteiramente dedicada ao sentimento de patriotismo, muito bem representado pelo vestido com estampa da bandeira americana, look que muitas celebridades vestiram após os atentados terroristas de 11 de setembro. Ainda na temática do patriotismo, destaque também para o “vestido Obama”, recentemente lançado por Charles de Castelbajac.

Importante destacar que entre tantos designers mundialmente conhecidos e que assinam peças que estão na exposição, há entre eles o nome de um brasileiro: Alexandre Herchcovitch. Um vestido craido estilista para sua coleção de verão/2009 foi escolhido pelos curadores da mostra, pois, segundo os mesmos, a peça faz uma alusão à dualidade, à confusão na qual vivemos nos dias atuais.

Abaixo, algumas das peças em exposição.

 

imagem1 imagem4

À esquerda, vestido de 1889 com a bandeira dos EUA. À direita, vestido da designer Catherine Malandrino criado em 2001 após os ataques terroristas de 11 de setembro.

 

imagem2 imagem5

Vestido com estampa homenageando o presidente americano Heisenhower e looks em estilo hippie com referência aos movimentos contrários à Guerra do Vietnam.

 

imagem6 imagem8

Ambientalismo: top e calça em algodão orgânico e sapatos em lona de algodão. Em veludo marrom, vestido que imita o modelo que veste a estátua da liberdade.

 

imagem11 imagem12

Estampa com o texto da declaração de independência dos EUA criada po Stephen Sprouse. Ao lado, vestido da estilista chinesa Vivienne Tam com estamparia do rosto de Mao Tse Tung.

 

imagem9 imagem10

Vestidos de papel craft criados pela grife Mars of Asheville em apoio ao presidente Nixon. Ao lado o “vestido Obama”, da coleção de verão/09 de Jean-Charles de Castelbajac.

 

Fotos: Reprodução

 

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s