Paris: haute couture em tempos de crise

Padrão

Os desfiles de alta-costura para o inverno/2009-2010  em Paris começaram ontem (06.07) e acontecerão até a próxima quarta (08.07) e da mesma forma que ocorreu na semana de alta-costura para o verão/2009 a temática recorrente é o da crise econômica global. Nesta temporada, uma clara demonstração dos tempos difíceis será o desfile da coleção de Christian Lacroix após sua falência (o desfile acontecerá hoje e só mesmo vendo para conferir o que será apresentado por essa que é uma das tradicionais maisons francesas e que sucumbiu à crise).

A alta-costura da maison Dior, que apresentou sua coleção ontem, também demonstrou contenção, mas continua firme nas formas elaboradas e nos volumes de seus vestidos criados pelo genial John Galliano, embora os looks não tenham sido tão rebuscados e opulentos como os que foram apresentados na coleção de verão/2009. Segundo o próprio Galliano, ele buscou inspiração em fotos do bakcstage que mostram o próprio Dior vestindo suas modelos e, assim, procurou misturar os volumosos vestidos longos a combinações que deixam à mostra lingeries, transparências e meias de seda, tudo sem perder o foco dos clássicos da maison.

Enfim, há quem diga que a alta-costura morreu faz tempo, mas o que se vê é que a cada temporada as maisons francesas procuram mostrar a sua importância e toda a sua opulência dentro de um seguimento de luxo ao qual apenas alguns poucos têm acesso, além das grandes estrelas do cinema que costumam usar tais looks nos red carpets do Oscar e do Globo de Ouro, por exemplo.

Abaixo, um pouco da coleção da Dior:

 

Dior1Dior2Dior3

 

Fotos: Reprodução

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s