Prada e as mulheres gladiadoras

Padrão

Ontem (01/03) a semana de moda de Milão reservou aos fashionistas e à imprensa especializada um dos desfiles que sempre é muito aguardado e comentado, o da Prada. Tons escuros e materiais como o couro e as peles fizeram parte da composição dos looks que a grife apresentou para o seu inverno/2009, como já havia sido mostrado no pre-fall da coleção.

Os contrapontos entre a silhueta feminina versus a masculina é algo que vem sendo trabalhado já a algum tempo e em algumas coleções pela Prada: mulheres fortes e poderosas x homens sensíves e com toques de feminilidade (lembram da coleção masculina de inverno/2008 da grife?). No contexto atual, marcado pela crise financeira, parece que isso ficou ainda mais evidente. Assim, Miuccia Prada lançou o seu olhar para o pós-guerra concebendo mulheres fortes, guerreiras e austeras vestidas com modelos estilo anos 40 e desfilando em uma passarela que imitou uma arena (certamente para reforçar essa imagem belicista da mulher da Prada).

Os materiais e as cores usadas na confecção dos looks são bem característicos da estação de inverno: couro, veludo, peles, tweed, jaquard, tons de marron-café, bordô, bege, mostarda e uma pitada de vermelho. O lado sexy da mulher não ficou explícito, como característicamente costuma fazer as coleções femininas da grife. Desta forma, prestando bem atenção, pode ser percebido um decote V aqui, uma fenda lateral ali… Coisas de Miuccia. Nas últimas entradas, looks com tiras de couro faziam referência às roupas dos gladiadores romanos e, mais uma vez, reforçaram a idéia de guerra.

Nos detalhes da coleção foi possível notar que a cintura se apresentou bem marcada por cintos finos. Além disso, alguns contrastes foram percebidos, por exemplo: as bolsas variam do estilo carteira às bolsas grandes. Quanto aos calçados houve scarpins e as botas que ou são super longas ou, então, de canos mais curtos.

Miuccia conseguiu através de sua coleção de inverno criar mulheres gladiadoras e sobre isso ela falou ao portal Style.com: “É sobre a necessidade de poder feminino.” À crítica de moda do The NY Times, Cathy Horyn ela disse: “Glamour, glamour, glamour da garota da cidade. Isso não é sobre se sentir viva“.

 

Fotos Style.com

 

prada1 00260m

00220m 00280m

00160m 00070m

00210m 00120m

00380m 00360m

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

»

  1. Pingback: Milan FW e a jovial praia de Miuccia Prada « :: The Fashion View ::

  2. Pingback: Campanhas de moda 2009 « :: The Fashion View ::

  3. Pingback: Detalhes do desfile Prada em Milão | Vanguarda

  4. Parece sempre o mesmo, mas as vezes, antes de mais nada não tinha visto a coleção masculina (que achei bem diferente e gostei muito), agora a história de gladiadora pode ser meia cansativa mesmo mas gostei da textura, dos decotes e claro dessa velha história do guarda-roupas masculino.

    *PS as cores! eu nunca me dou bem com elas, uso sempre cores mais escuras estou tentando entrar nas cores, as pessoas falam que estou ficando velho por isso ando gostando mais do escuro mas quero colocar as cores de novo em mim, mas ando com medo delas agora!

    abraço!

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s