Déjà vu fashion?

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As tendências lançadas nos desfiles de moda têm exatamente a ver com mudança, inovação? A resposta é não. Não necessariamente. As coleções apresentadas por aqui para o inverno 2009 são um bom exemplo disso.

Talvez seja por causa da já tão falada crise econômica global, mas o certo é que muito do que se viu nas passarelas do Rio e de São Paulo, mesmo ainda não tendo chegado às vitrines das lojas e muito menos ao público, já foram vistas e usadas tempos atrás (e olha que nem faz tanto tempo assim!), dando aquela sensação de “acho que já vi isso antes!”. Algumas boas demonstrações desses fatos podem ser exemplificados por alguns modelos e acessórios que, para quem não os usou, pode ter a certeza de usá-los sem medo de ficar out. Vamos lá:

Quem não se lembra da calça cenoura, aquela mais larga nos quadris e afunilada na barra? Ela foi hit nas coleções de verão passado e segue firme e forte como uma mega tendência para o inverno. E falando em calças, aquelas usadas com as barras dobradas, tanto nas versões masculinas quanto femininas, apareceram em vários editoriais de moda e em desfiles como os de verão da NY Fashion Week e continuam como fortes tendências também para o inverno/2009 (inclusive já falei aqui sobre elas algum tempo atrás). O mesmo se pode falar do modelo skinny que já teve o seu fim declarado tantas e tantas vezes, porém, o que se vê é que  ela parece ter vindo mesmo é pra ficar desde que começou a ser vista em 2006. As calças de cavalo baixo são outros exemplos que completam o do rol das tendências lançadas ainda no verão de 2008 e que se repetem em pleno inverno de 2009. As leggings fazem parte dos looks já bem conhecidaos dos armários femininos. Elas apareceram em diversas versões: estampadas, em cores, com brilhos, texturas etc, usadas sob vestidos e túnicas, também farão parte do visual para o inverno.

Quanto aos acessórios há espaço para uma variedade de idéias que, mesmo já tendo sido vistos, serão seguramente usados sem erro. Isso vale, por exemplo, para as bolsas com alças de corrente, para as baby bags (que substituíram as maxi bolsas), as maxi bijoux – verdadeiras febres do momento – as quais foram bastante usados pelos estilistas em suas coleções de inverno e de verão passados continuarão sendo sucesso na próxima estação. Outra forte tendência que permanece (ou se repete) é o das transparências. Bastante mostradas nas coleções nacionais e internacionais, serão um tiro certo para a estação de  inverno.

Como se vê, a moda se renova sim, seja através de novas idéias, de releituras de hits passados ou, simplesmente, dando continuidade aos mesmos (repetindo-os). Assim não precisamos ter tanto medo de errar na hora de compor o visual. Bom gosto e uma boooa dose de atenção àquilo que está sendo prosposto no momento, sabendo adequar essas idéias aos nossos estilos pessoais e tipos físicos (lógico), fazem parte da receita para se conseguir um visual moderno e pra lá de hype.

 

Fotos Reprodução Site Erika Palomino

 

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Da esquerda para a direita: a calça cenoura Erika Ikezili – inverno 2009 e YSL – verão 2009; o modelo skinny da Colcci – inverno 2009 e o da Miss Sixty – verão 2008

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Da esquerda para a direita: calças de barras dobradas Hermés – verão 2009 e da Ellus – inverno 2009; calça de cavalo baixo nas coleções masculinas da Burberry Prorsum – verão 2008 e da Triton – inverno 2009

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Da esquerda para direita: legging Gloria Coelho – inverno 2009 e o moldelo extruturado e com brilho D&G – verão 2007; as baby bags Juliana Jabour – inverno 2009 e Marc Jacobs – verão 2008

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Da esquerda para a direita: as maxi bijoux nas coleções da Santa Ephigênia – inverno 2009 e Louis Vuitton – verão 2009; transparências nas criações de Walter Rodrigues – inverno 2009 e Christopher Kane – verão 2009

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

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