Fashion in the mirror

Padrão

Embora não seja muito frequente, mas vez ou outra o universo fashion faz um auto-questionamento relacionado aos seus próprios padrões, questionamento esse que pode não ser lá muito eficaz, afinal, como se poderia mudar repentinamente um padrão estético estabelecido há tempos e que se encontra tão fortemente enraizado no conceito de beleza da sociedade atual?

Propondo desenvolver uma reflexão do tipo e questionar a tal “beleza perfeita”, bem como mostrar os bastidores por trás das câmeras, a exposição de fotografias Fashion in the Mirror – Self-Reflection in Fashion Photography , em cartaz em Londres de 18 de julho a 14 de setembro/2008, mostra os trabalhos de 22 artistas selecionados. É uma dessas oportunidades de se pensar o mundo da moda e o conceito de beleza que hoje se encontra imposto.

Entre os participantes da mostra encontram-se nomes como Helmut Newton, Nick Knight, Steven Meisel, Irving Penn, Mario Testino, Steven Klein, Terence Donovan e Juergen Teller, entre outros bombados fotógrafos. A única mulher entre eles é Inez van Lamsweerde que trabalha com Vinoodh Matadin, um homem. Mas apesar diso, as paredes estão cheias de mulheres por todos os lados nas belas fotografias que estão em exposição.

Abaixo algumas das imagens que podem ser vistas e analisadas de pertinho. Para ver mais, visite o The Photographers´ Gallery.

 

1.2.3 Catalogue, by Gregoir Alexandre

Jonathan de Villiers para L´Officiel (Paris)

Karl Lagerfeld, por William Klein, para Harper´s Bazaar

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s