Moda e arte na passarela

Padrão

Arte e moda têm uma ligação intrínseca e isso não é de hoje e só para exemplificar essa relação na atualidade basta olharmos para as últimas coleções de verão, elas são uma boa demonstração disso. Estampas que parecem ter sido copiadas de obras de arte, chamam a atenção por sua beleza. A fonte de inspiração dos designers de moda é, na maioria das vezes, algo bem pessoal.

Especialistas no assunto, como o historiador de moda,  Olivier Saillard, fez um paralelo entre os looks dos desfiles e a obra de arte, notadamente a pintura. As estampas dos modelos floridos de Balenciaga, por exemplo, remetem a pinturas impressionistas de mestres como Monet e Renoir, bem como à arte de Andy Warhol. Ainda que o historiador acredite que, neste caso, a inspiração venha de tecidos vintage da própria grife, seja como for, o resultado é sempre único: uma peça rara!

 

  

Balenciaga – verão 2008 e a tela Water-Lilies, de Monet
  

 

Detalhe da tela flowers IV de Andy Warhol e outro modelo Balenciaga – verão 2008

 

Fazendo um breve retrospecto sobre a relação moda x arte não se pode deixar de citar o genial Yves Saint Laurent, um dos grandes nomes do universo fashion e aquele que certamente mais prestou homengens às artes através de suas criações. Nos anos 60 o designer criou uma série de vestidos inspirados nas obras de Piet Mondrian. Sucesso absoluto os vestidos marcaram uma época e certamente têm seu lugar garantido na história da moda.

Outro artista que serviu de inspiração para o trabalho de Saint Laurent foi Henri Matisse, que possui detalhes das suas obras muito bem retratados nas criações do estilista.

 

Tela de Mondrian e o vestido da coleção criada no anos 60 por Yves Saint Laurent
 

 

Vestido criado por Saint Laurent e o quadro de Matisse “Les Coucous, tapete azul e rosa”, de 1911

 

Além destes, muitos outros pintores produziram obras maravilhosas nas quais os mestres da moda foram buscar idéias para a criações de looks igualmente maravilhosos que encantam e reforçam, ainda mais, a união entre a moda e a arte.

Fotos: Reprodução

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

Uma resposta »

  1. Pingback: Moda, arte e suas relações íntimas « :: The Fashion View ::

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s