Erotismo na publicidade vende???

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As imagens acima são da atual campanha de Tom Ford e que estão causando a maior polêmica na europa. O Instituto de Autodisciplina Publicitária da Itália, por exemplo, proibiu as fotos em revistas e jornais do país. O burburinho todo, logicamente, se deve às imagens da campanha da grife que mostram cenas de nudismo e com forte apelo erótico. Em um dos cliques há a imagem de uma mulher de óculos escuros com o dedo do meio de um modelo em sua boca, fazendo uma óbvia relação com uma cena de sexo oral. Esta imagem circulou, inclusive, nas páginas das edições de março das revistas Vogue e Amica.

As fotos da campanha de Tom Ford apresentam, inclusive, o modelo brasileiro Alex Schutz e têm a assinatura do top fotógrafo Terry Richardson (um amante e um astro das fotografias com cunho erótico). São parte de mais uma campanha publicitária que apela para o erotismo em busca da atenção do público consumidor, não sendo isso nenhuma novidade enquanto estratégia puclicitária, afinal muitas grifes apelam para o lado do erotismo em suas propagandas. Para exemplificar, é só lembrar das imagens da campanha do perfume masculino do próprio Tom Ford, da campanha de primavera-verão 2007/2008 de Alexandre Herchcovith, do perfume masculino M7 de YSL, da Ellus, entre outras (ver imagens abaixo). Se o apelo erótico na publicidade ajuda a vender os produtos, é algo a se discutir, mas que sempre causa polêmica, disso não há dúvida…

 

Fotos: Reprodução

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

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