Nova silhueta revela nova tendência da moda

Padrão

Tendências vão e vêm, mas há idéias na moda que acabam resistindo muito mais que apenas a uma temporada, que o digam as formas justas representadas pelas calças skinny, peça que está aí firme e forte tanto no look masculino quanto no feminino e que assim deve continuar por mais tempo…

O poder de resistência da calça skinny tem muito a ver com a sociedade na qual vivemos, onde o culto ao corpo é valorizado aos extremos. Contudo, calças de formas mais amplas e cintura alta têm aparecido nos desfiles de moda há algumas temporadas, provocando (quem sabe?) uma ameaça ao reinado das skinnys. Nesta nova tendência destacam-se os ombros e os quadris bem estruturados, como foi mostrado nas coleções da Balenciaga e da Lanvin, além dos looks conceituais de Gilles Deacon e Gareth Pugh. Trata-se de uma nova moda, muito mais relacionada com estrutura do que com volume.

Como tudo o que é novo causa espanto, com essa novidade também não foi diferente. Esses modelos mais folgados, com ombros e quadris valorizados, tanto nos looks masculinos quanto nos femininos, causaram estranhamento e, pelo que tem sido visto, ainda não ganharam as ruas. Mas isso é tudo uma questão de tempo, pois essas formas de arquitetura bem trabalhada (e aqui mais uma vez vale relembrar a última coleção da Balenciaga desfilada na Paris FW) têm bastante a ver com os tempos atuais e daqui a pouco todos aqueles com um  mínimo de noção de estilo e de interesse por moda, estarão loucos para usar essas novidades.

gareth-pugh.jpg giles.jpg

Formas esculturais nas criações de Gareth e Giles Deacon: ombros e quadris estruturados

00060m.jpg 00260m.jpg

Formas estruturadas foram vistas também nas coleções de Lacroix e Balenciaga

amapo1.jpg amapo2.jpg

 Aqui no Brasil (inverno 2008) os ombros foram bem valorizados nas criações da Amapô

andre-lima2.jpg rita-wainer1.jpg

André Lima procurou valorizar os ombros em suas criações e Rita Wainer buscou as formas amplas

fause-haten2.jpg fause-haten.jpg

Estrutura nos quadris e ombros arredondados na coleção de Fause Haten

lino-vilaventura1.jpg lino-vilaventura2.jpg

Lino Vilaventura soube dar boas estruturas para a região dos quadris em sua coleção (inverno 2008)

 

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

»

  1. Pingback: Enfim - Conectado » Blog Archive » Dobras, volumes e babados para o verão 2009

  2. Pingback: Dobras, volumes e babados para o verão 2009 « :: Fashion View ::

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s