Cem anos da marca All Star

Padrão

all-star1.jpg 

Quem é amante da moda certamente tem ou já teve um par de All Star. Mas quem gosta meeeeeesmo de moda deve ter pelo menos mais de um modelo em casa (Uêba! Eu tenho dois!). Tênis criado em 1908, a marca All Star completa cem anos em 2008. Quanto tempo, não!? Ops!!! Dá até vontade em adquirir mais um parzinho!

Um pouco da história da marca informa que o norte-americano Marquis M. Converse foi o fundador da Converse Rubber Company, em Malden, Massachusetts. Mas foi o jogador de basquete Charles H. Chuck Taylor quem, em 1921, desenvolveu um modelo mais reforçado, com o design que conhecemos hoje. 

Demorou um tempo até o calçado number one em vendas nos Estados Unidos aparecesse nos pés de James Dean, em 1956. Bastou esse acontecimento para que o tênis se tornasse mania entre os jovens, já adeptos da dupla jeans e camiseta – outra moda inaugurada por Dean.

O mundo da música, sobretudo do rock, também tem grande influência nisso. Ramones, Rolling Stones, Kurt Cobain e os garotos do Strokes são alguns exemplos de famosos que não desgrudam do microfone e dos seus All Stars, cano longo ou curto. O estilo roqueiro, copiado por milhões de jovens, tinha – e ainda tem – que incluir um All Star no look.

 ron-woods_stones.jpg thestrokes.jpg

Ron Woods e os garotos do The Strokes: em comum, os seus All Stars nos pés

Atualmente a empresa pertence à Nike e os tênis ganharam palmilhas mais confortáveis e roupagens das mais variadas – do couro de cobra, perolados, cetins aos de lona com estampas das mais criativas possíveis. Mais recentemente, no contexto do discurso ecologicamente correto, foram desenvolvidas peças feitas com tecido de garrafa PET.

No Brasil o tênis é moda desde a década de 80. Ele já caminhou em passarelas e até passeou pelo mundo das artes: o tênis foi o objeto de trabalho de Tiago Judas em exposição na Galeria Vermelho (2007), é alvo de intervenções de graffiti e ganhou edições especiais remetendo a obras de artistas como Frida Kahlo, só para citar alguns exemplos.

herchcovitch1.jpg sommer2.jpg

O All Star nas passarelas: Herchcovitch (inverno 2006) e Sommer (verão 2007)

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

»

  1. Obrigado pela visita e pelo comentário aqui no blog Solange!
    Os tênnis All Star são mesmo quase que uma unanimidade entre jovens e adultos. Tb tenho os meus pares!

  2. Sou amante do All Star desde os meus 15 anos hoje estou com 42 anos e amo All Star. Minha filha tb adora desde pequena. Hoje ela está com 15 e não sai de
    casa Sem o All Star. Beijos…

  3. No dia em q/ eu entrei na loja e avistei o all star logo me apaixonei e a melhor marca q/ essiste no mundo..I LOVE all♥star

  4. bah eu amo all star mas meu sonho e ter um all star verde limão sera que da pra fezer!!!
    I love all star!!!

  5. Kra! All Star eh super show, a melhor marca de tenis q existe, su pudece teria todos q existe mais no momento so tenho três, mas sempre q posso do um jeito de comprar outro! Gostei da ideia das caricaturas de roqueiros ia ser muito show se ainda naum existe podia passar a existir!
    Bjos tixauu!! Uou

  6. Bah, eu amo All Star queria um com caricaturas de roqueiro famosos, bah já pensou um com uma caricatura do Joe Ramone? uau… (se existe eu ainda não vi)

  7. Sempre curti all star, mais eu queria um all star pros jovens mais do estilo pra ir na escola, e também pra sair!! Que sejam Branco com mais desenhos!!!

    A i seria ma is feras:>

    eu sou de tanabi- sp!!!

    Um grande abraços, valeuu:>

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

