Um sistema de nuances e possibilidades infinitas

Padrão

moschino_pequeno.jpg

Vez ou outra sempre surge algum crítico por aí gritando aos quatro cantos que, em se tratando de moda, nada mais se cria, tudo se copia… Ora, a criação de moda é uma atividade que se dá a todo momento. As roupas que são sonho de consumo de todos aqueles que frequentam, sejam as lojas de departamentos ou as de grandes grifes, na maioria das vezes são consumidas sem que as pessoas se deem conta de que estão levando pra casa não apenas um objeto de consumo, mas sim uma representação daquilo que elasgostariam de ser.

O homem sempre se comunicou por meio de símbolos e as roupas, ao longo da história, tornaram-se um modo de distinção, não só de classe, visto que a moda nunca foi tão democrática como é hoje, mas também de distinção dos gêneros e representa, indiscutivelmente, a nossa identidade.

Enquadrados no sistema da moda, não devemos perder de vista que ao entrarmos em uma loja de roupas, não estamos em busca de algo que apenas proteja nosso corpo. Queremos a diferenciação que a roupa nos dá, bem como as mensagens que podemos transmitir através dela.

No sistema da moda, em um contexto pós-moderno, a identidade pessoal é construída através da imagem que transmitimos de nós mesmos e da forma como nos apropriamos de bens como o vestuário. Assim, é importante saber que as roupas “falam” e, através da moda, se constituem em uma verdadeira marca da identidade.

Sobre L. Borges

Blogueiro ligado em moda e estilo e jornalista nas horas vagas (RSSSSS). A idéia de criar e manter um blog de moda, O "The Fashion View" remete a um projeto da época do curso de jornalismo na faculdade de comunicação social e através dele tenho um canal através do qual posso expressar, livre e independentemente, minhas idéias e impressões acerca de diversos assuntos relacionados ao universo da MODA e que são de meu interesse. Como profissional especializado no meio, vejo e admiro a moda como uma forma incrível de comunicação não verbal que, no atual contexto da chamada pós-modernidade, tornou-se mais do que nunca capaz de revelar gostos, sensações, sexualidade, atitude, personalidade, poder, enfim, a nossa própria identidade, afinal, quem foi que disse que moda diz respeito apenas a roupas e a futilidades?!?

Uma resposta »

  1. OI LEANDRO .ACHEI MUITO LEGAIS AS FOTOS E OS TEXTOS ,EMBORA NÃO ENTENDA NADA DE MODA MAIS AS PROPOSTAS SÃO INTERESSANTE.ESPERO CONVERSAR COM VOCÊ ALGIM DIA SOBRE ISSO ,UM BEIJÃO.

    ISMAEL

Sua opinião é muito importante. Registre aqui o que você achou deste post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s